Muay Thai na Era Sukhothai
A capital da Tailândia se situava em Sukhothai por volta do ano 1781-1951 do calendário budista(1238-1408 D.C.). Inscrições em colunas de pedra em Sukhotai indicam que ela travava constantes batalhas com seus vizinhos. Conseqüentemente, a cidade tinha que instilar em seus soldados conhecimentos e perícias sobre o uso de armas como espadas e lanças, e também como utilizar o corpo como uma arma em situações de combate corpo-a-corpo desarmado. Golpes como chutes, joelhadas, socos e cotoveladas eram então desenvolvidas.
Durante os períodos de paz, os jovens do sexo masculino em Sukhothai praticavam Muay Thai para construção do caráter e melhorar as suas habilidades de auto-defesa. Estas habilidades poderiam servi-los bem durante seu tempo no exército então a pratica do Muay Thai tornou-se um bom costume. Centros de treinamento de Muay Thai cresceram ao redor da cidade, por exemplo, o Centro de Treinamento Samakorn em Lopburi. Alguns situavam-se em áreas de templos onde os monges atuavam duplamente como instrutores.
Durante esse período, o Muay Thai foi considerado como uma arte elevada e passada como parte do currículo da realeza. Tinha como intento tornar bons e bravos guerreiros com ótima forma física em grandes e bravos governantes. O primeiro Rei de Sukhothai, Phokhun Sri In Tharatit, acreditava tanto nos benefícios do Muay Thai que mandou seus dois filhos para treinar no Centro de Treinamento Samakorn para prepara-los para tomar posse do trono. Em 1818-1860 do calendário budista(1275-1317 D.C. Phokhun Ram Khamhaeng escreveu um tratado sobre guerra na qual incluía o ensino do Muay Thai tal como de outras técnicas de luta.
Muay Thai na Era Krungsri Ayutthaya
A Era Ayutthaya durou de 1988-2310 do calendário budista(1445-1767 D.C.). este período foi caracterizado por freqüentes guerras entre a Tailândia, Burma e Cambodia. Desse modo, jovens homens se preparavam desenvolvendo suas habilidades de auto-defesa. As técnicas eram ensinadas por mestres experientes. O treinamento era passado do Palácio Real para o público. O Centro de Treinamento de espada Phudaisawan era muito famoso naquela época, e possuía muitos pupilos/discípulos. Eles eram treinados com espadas de vime nas artes da luta com espadas e armas de haste. Eles também eram treinados para lutar desarmados e assim aprendiam técnicas de Muay Thai. Além de ensinar a lutar, os Centros de Treinamento também educavam seus discípulos em assuntos do dia-a-dia.
A Era do Rei Naresuan, O Grande(2133-2147 no calendário budista, 1590-1604 D.C.)
O Rei Naresuan teria convocado jovens de sua idade para treinar com ele. Eles eram treinados para serem guerreiros bravos e confiantes. Tinham que ser habilidosos com todas as armas e em boxe. O Rei Naresuan escolheu o Regimento de Patrulha para lutar em guerrilhas. Foi esse regimento de soldados que foram capazes de libertar a Tailândia de Burma durante aquela época.
A Era do Rei Narai, o Grande(2147-2233 no calendário budista, 1604-1690 D.C.)
Durante esse período a Tailândia viveu em paz e houve um grande desenvolvimento por todo o Reino. O Rei Narai patrocinava e promovia os esportes, especialmente o Muay Thai, que tornou-se um esporte profissional. Nessa época havia muitos Centros de Treinamento de boxe. O ringue de boxe era montado em praças regulares onde uma corda poderia ser deixada de forma a demarcar um quadrado para indicar a área de luta. Boxeadores enrolavam suas mãos com cordões que eram mergulhados em goma grossa ou alcatrão. Esta técnica era chamada de Kad-Chuck (enrolado com cordões) ou Muay Kad Chunck (boxear com mãos enroladas com cordões). Boxeadores usavam uma bandana, chamada de Mongkon, e um amuleto, ou pa-pra-jiat, amarrado em volta da parte superior de seus braços quando lutavam. Boxeadores não lutavam de acordo com peso, altura ou idade. As regras eram simples: a luta durava até que houvesse um vencedor incontestável. Apostas acompanhavam as disputas. Vilas podiam eventualmente desafiar umas as outras para disputas de boxe e o boxe tornou-se uma das atividades principais das festas populares e festivais.
A era do Rei Prachao Sua(2240-2252 do calendário budista, 1697-1709 D.C.)
O Rei Prachao Sua, também conhecido como O Rei Tigre assim como Khun Luang Sorasak, amava Muay Thai de maneira especial. Uma vez ele foi, vestindo roupas simples, para um distrito chamado Tambol Talad-guad com quatro de seus guardas reais. Lá ele entrou em uma competição de boxe. O promotor do evento não reconheceu o Rei, mas sabia que o boxeador vinha de Ayutthaya. Ele deixou o Rei lutar contra excelentes lutadores da cidade de Wisetchaichan. Eram eles Nai Klan Madtai (punhos matadores), Nai Yai Madlek (punhos de ferro), e Nai Lek Madnak (punhos ou socos duros). O Rei Tigre venceu todas as três lutas. O Rei Prachao Sua também treinou seus dois filhos, Príncipe Petch e Príncipe Porn, no Muay Thai, em luta com espadas, e em luta livre.
No final do Período Ayutthaya, após a segunda derrota para Birma no ano de 2310 do calendário budista (1767 D.C.), havia um boxeador digno de nota.
Nai Khanomtom
Nai Khanonmtom foi um prisioneiro de guerra capturado belos Birmaneses quando Ayutthaya foi saqueada pela segunda vez no ano de 2310 do calendário budista(1767 D.C.). em 2317 do calendário budista (1774 D.C.), o Rei Birmanes, Rei Angwa, quis realizar uma celebração para o Grande Pagoda em Rangoon. Lutas estavam envolvidas nas celebrações. Bons lutadores de Muay Thai foram chamados para lutar contra os lutadores Birmaneses. No dia 17 de março daquele ano, Nai Khanomtom lutou e derrotou 10 lutadores birmaneses sucessivamente sem descanso entre as lutas. Foi a primeira vez que o Muay Thai foi utilizado em competição fora da Tailândia. Pelo seu feito, Nai Khanomtom foi homenageado sendo chamado de o Pai do Muay Thai ou o Inventor do Muay Thai, e o dia 17 de março é agora considerado o Dia do Muay Thai.
Muay Thai no período Thonburi
O período Thonburi se estendeu de 2310 a 2324 do calendário budista ( 1767-1781 D.C.). foi um período de reconstrução após a restauração da paz na Tailândia. O treinamento do Muay Thai era primariamente para conflitos homem-a-homem durante guerras e/ou serviço militar.
As competições de luta durante aquele período envolviam disputas entre Centros de Treinamento diferentes, geralmente de áreas remotas do país. Não há evidencias quanto a regulamentação e regras, e imagina-se que os boxeadores lutavam sem um sistema oficial de pontuação. Então, eles deveriam lutar até que um caísse ou desistisse, sendo aquele que se mantivesse em pé o obviamente o vencedor.
Disputas eram realizadas em lugares abertos, na maior parte no terreno de templos. Os lutadores enrolavam suas mãos e punhos com cordões, vestiam uma bandana ou Mongkon, e um amuleto ou pa-pra-jiat ao redor do braço direito.
Muay Thai no período Ratanakosin
A primeira era deste período passa durante o reinado do Rei Rama I até o do Rei Rama IV (2325-2411 do calendário budista, 1782-1868 D.C.). Nesta época, o Muay Thai era considerado arte de luta nacional. Ele era uma parte essencial de todo festival.
Eventualmente, foi decidido que regras e regulamentação se faziam necessárias, especialmente quanto à duração dos rounds. Um método interessante de marcar o tempo foi então desenvolvido. Uma casca de coco teria um buraco cunhado nela e seria colocada para flutuar em um tanque de água. Quando a casca de coco afundasse, um tambor marcaria o final do round. Não havia limite para o número de rounds, então os lutadores lutavam até que houvesse um vencedor indiscutível ou até que alguém desistisse.
Período do Rei Rama I
Pra Puttha Yord Fa Chula Loke, O Grande (2325-2352 do calendário budista, 1782-1809 D.C.)
O Rei Rama I treinou, por conta própria, como um lutador desde que era bem jovem. Ele demonstrava um grande interesse por disputas de luta, eventualmente até assistindo. No ano de 2331 do calendário budista (1788 D.C.), dois estrangeiros, irmãos que viajavam ao redor do mundo trocando mercadorias, chegaram em Bangkok. O mais novo dos dois provou ser um bom boxeador e ganhava prêmios de disputas ao redor do mundo com certa freqüência. Ele disse para Pra Ya Pra Klang que ele queria enfrentar os Thai Boxers em disputas valendo prêmios. Seu pedido foi relatado para o Rei Rama I e, após este ter se consultado com Pra Raja Wangboworn, o Diretor do Departamento de Boxe, um valor de 50 changs (4.000 Baht) foi aprovado. Pra Rja Wangboworn selecionou um bom lutador de Muay Thai chamado Muen Han para lutar com o estrangeiro em um ringue preparado atrás do Templo Do Buddha Esmeralda no Grande Palácio. Era um quadrado de 20 X 20 m e havia uma área próxima para recepção. A luta não seria pontuada, mas continuaria até que houvesse um vencedor definitivo.
Antes da luta, Muen Han foi besuntado com preparados de ervas, e ele vestia amuletos na parte superior de seus braços. Ele foi então carregado até o ringue nos ombros de um amigo.
Quando a luta começou, estava claro que o estrangeiro era muito mais pesado, alto e forte que Muen Han. Quando o estrangeiro se aproximou ele tentou usar técnicas de luta livre para tentar quebrar o pescoço do Thai kickboxer. Para contra-atacar, Muen Han tentou usar chutes e steps. Ele tentou controlar a luta, seu jogo de pernas era muito rápido. Eventualmente, o estrangeiro começou a ficar cansado e pareceu que ele ia perder a luta. Seu irmão, percebendo isso, pulou no ringue para ajudar seu irmão mais novo. Isso causou um clamor pela interrupção da luta entre os espectadores. Muitos estrangeiros ficaram feridos. Os dois irmãos, após se recuperarem de suas feridas, deixaram a Tailândia.
Período do Rei Rama II
Rei Pra Buddha Lert La Napa-Lai(2352-2367 do calendário budista, 1809-1824 D.C.)
Quando jovem, este Rei treinou no Centro de Treinaento Bang Wa Yai (Wat Rakangkositaram) com o mestre, e general do exército, Somdet Prawanarat (Tong You). Aos 16 anos, ele aprendeu mais sobre Muay Thai no Deparatamento de Boxe. Ele mudou o nome do esporte de que era Ram Mad Muay para Muay Thai.
Período do Rei Rama III
Rei Pra Nangklao(2367-2394 do calendário budista, 1824-1851 D.C.)
O Rei Rama III aprendeu Muay Thai com o Departamento de Boxe. Durante o seu reinado, os jovens tailandeses adoravam lutar, e eles aprendiam Muay Thai e o estilo de luta com espada de Kun Ying Moe. Kun Ying Moe era renomado por liderar muitas mulheres valentes para derrotar os soldados invasores do Píncipe Anuwong do Vientienne, Laos, que estavam atacando a cidade de Korat.
Período do Rei Rama IV
Rei Chomhlao ( 2394-2411 do calendário budista, 1851-1868 D.C.)
Quando jovem, o Rei Rama IV adorava vestir-se como um boxeador. Ele também adorava lutas com espadas e com armas de haste. Às vezes, ele poderia entrar e competir em lutas de espada e de armas de haste durante festivais nos terrenos do Templo do Buddha Esmeralda. Durante este período, a Tailândia viu o crescimento dos esportes e da cultura ocidentais. Contudo, o Muay Thai continuou como uma atividade popular e um forte símbolo da cultura tailandesa.
Período do Rei Rama V
Rei Chulachomklao (2411-2453 do calendário budista, 1868-1910 D.C.)
O Rei Rama V aprendeu Muay Thai no Departamento de Boxe co o mestre Luang Póla Yotanuyoke. O Rei adorava Muay Thai e adorava assistir as disputas da arte. De tempos em tempos ele poderia ordenar aos oficiais Reais que arranjassem alguns bons lutadores para lutar por ele. Tais torneios eram utilizados para recrutar homens para a Guarda Real do Rei.
O Rei Rama V reconhecia o valor do Muay Thai. Para promover o interesse nos esportes tailandeses, o Rei encorajava torneios de Muay Thai. Ele também promoveu os Muay Luang, que eram centros reais de boxe para treinar os jovens. Os Muay Luang também organizavam e controlavam torneios de Muay Thai. O escritório real também podia enviar convites para os representantes dos Muay Luang convidando os seus lutadores para participar de eventos particulares e festivais. Os vencedores destes eventos eram promovidos pela Sua Majestade o Rei para uma posição chamada “Muen”, ou oficial de primeiro posto.
Em 2430 do calendário budista (1887 D.C.), o Rei Rama V estabeleceu o Departamento de Educação. O Muay Thai era um dos componentes presentes no currículo da educação física da escola de treinamento e na Escola Real de Cadetes Prachufachomktao. Este período foi considerado a era de ouro do Muay Thai.
Período do Rei Rama VI
Rei Mongkhut Klao Chão Yu Hua (2453-2468 do calendário budista, 1910-1925 D.C.)
Durante este período, a Tailândia foi para a Primeira Guerra Mundial. O exército tailandês ficou estacionado na França como General Praya Dhepasadin como Comandante. Ele adorava Muay Thai e organizou disputas para o entretenimento dos assistentes e reservistas europeus. Eles gostaram muito das disputas e então surgiu o interesse dos europeus pelo Muay Thai.
No ano de 2464 do calendário budista(1921 D.C.), após a guerra, o primeiro estádio de boxe permanente foi construído em um campo de futebol na Escola Suan Khulab. Foi nomeado de Estádio de Boxe Suan Khulab. Inicialmente, os espectadores deveriam sentar ou ficar em pé ao redor do ringue.
O ringue era um quadrado, de medidas 26 X 26m , os lutadores enrolavam suas mãos com cordões de algodão, vestiam um mongkom, e um pa-pra-jiat ao redor da parte superior de seus braços. Eles vestiam shorts com coquilhas e suas cinturas eram envolvidas por um longo pedaço de tecido. Eles não vestiam nem camisas nem calçados. O árbitro deveria usar um antigo estilo de uniforme tailandês com uma camiseta real branca e meias brancas.
Uma grande luta deste período ocorreu entre Muen Mad Man, de 50 anos, e Nai Pong Prabsabod, um homem alto com 22 anos que tinha vindo de Korat. O mais jovem lutava para vingar a morte de seu pai que foi morto durante uma disputa com Muen Mad Man que teve como palco o funeral de Khun Marupongsiripat. Dois minutos após o inicio da luta, Muen Mad foi nocauteado por Nai Pong. Os espectadores ficaram muito animados e ficaram loucos tentando parabenizar Nai Pong.
Demorou algum tempo para que a situação se acalmasse.
Esse tipo de situação era claramente um problema e um comitê foi designado para resolvê-la. Finalmente, foi decidido que o ringue deveria ser elevado para uma altura de 1,20 m acima do chão, l ser coberto com esteiras de grama compactadas, e rodeado por uma corda de 2,5 cm. Deveria haver espaço para cada lutador entrar no ringue próximo ao seu corner. O arbitro começava vestindo um uniforme completo de patrulha e agora havia um marcador de tempo com dois relógios. Um tambor era utilizado como o sinal para cada round e uma disputa consistia de 11 rounds de três minutos. Os lutadores deveriam parar a luta quando o arbitro dissesse, e passou a ser proibido morder o oponente ou atacá-lo enquanto ele estivesse caindo. Os lutadores tinham que ir para o córner neutro quando seu oponente caísse. Musicas para as lutas eram tocadas pela orquestra de Muen Samak Siangprachit.
Período do Rei Rama VII
Rei Pok Klaochao Yu Hua (2468-2477 do calendário budista, 1925-1934 D.C.)
O general Dehepasadin construiu um estádio de boxe chamado Lak Muang em Tachang (próximo ao atual Teatro Nacional). a corda do ringue era mais fina e mais forte e sem espaço para proteger os lutadores.
Combates eram organizados regularmente.
Em 2472 do calendário budista (1929 D.C.) ordens do governo exigiram que todos os lutadores utilizassem luvas de boxe. Luvas de boxe foram introduzidas na Tailândia por um lutador filipino que foi para a Tailândia para um torneio internacional de boxe. Antes da introdução das luvas de boxe houve um trágico e fatal acidente quando Nai Pae Liangprasert de Ta Sao, da província de Uttaradit, matou Nai Jia Kakamen em uma disputa que foi realizada de acordo com o estilo Kad-Chuck onde as mãos dos lutadores eram enroladas em tiras de algodão.
Em novembro de 2472 do calendário budista (1929 D.C.) Chao Khun Katatorabodee organizou pela primeira vez um torneio de boxe junto com outras festividades em um parque de diversões em Lumpini Park. Ele escolhia apenas bons lutadores para lutar todo sábado. Um homem culto e educado, ele construiu um ringue de boxe de modelo internacional com três cordas e chão de lona. Havia um córner vermelho e um azul, dois juizes, e um arbitro no ringue. Foi lá que um sino foi utilizado pela primeira vez como sinal para o início do round.
Para celebrar o a véspera do ano novo daquele ano, uma disputa foi agendada entre Samarn Dilokwilas e Det Poopinyae, acompanhado por um combate especial entre Nai Air Muangdee e Nai Suwan Niwasawat. Nai Air Muangdee foi o primeiro lutador a usar uma coquilha de metal. A partir daí tornou-se comum o uso desta.
Período do Rei Rama VIII
Rei Ananddhamahidol (2477-2489 do calendário budista, 1934-1946 D.C.)
Entre 2478-2484 do calendário budista (1935-1941 D.C.), um homem rico e conhecido construiu um estádio de boxe no terreno de Chao Chate. Era chamado de Estádio de Boxe Suan Chao Chate. Nos dias de hoje, é o Departamento de Treinamento de Oficiais Reservistas.
O estádio foi administrado pelos militares e isto provou ser um ótimo negocio. Algumas das verbas eram doadas para dar apoio às atividades militares. Após vários anos, a Segunda Guerra Mundial estourou. Neste tempo o estádio estava fechado. Tropas japonesas desembarcaram na Tailândia no dia 8 de Dezembro de 2484 do calendário budista (1941 D.C.).
De 2485-2487 do calendário budista (1942-1944 D.C.), enquanto a guerra continuava, lutas eram organizadas em cinemas durante o dia. Havia estádios de boxe em Patanakarn, Ta Prachan ,e Wongwian Yai onde o público podia se entreter.
No dia 23 de Dezembro, ano 2488 do calendário budista (1945 D.C.), o estádio de boxe Ratchadamnern foi oficialmente aberto. O Sr. Pramote Puengsoonthorn era o seu dono e Praya Chindharak era o administrador. O promotor era o Sr. Chit Ampolsin (Kru Chit). Combates eram organizados todos os domingos das 4 as 7 p.m. as regras eram as do Departamento de Educação Física. Os combates eram de cinco rounds de três minutos cada, com dois minutos de descanso entre os rounds. Os lutadores eram pesados em pedras. Dois anos depois, a medida de peso quilograma foi adotada na pesagem, e em 2491 do calendário budista (1948 D.C.) libras foram adotadas como medida para pesar os lutadores para que fosse de acordo com o modelo internacional. As divisões eram realizadas de acordo com o peso, por exemplo, não acima de 112 libras. Cada grupo de peso recebeu o nome correspondente às regras internacionais, tais como peso-mosca e peso-pesado. Disputas eram realizadas para selecionar o campeão de cada categoria, seguindo o modelo internacional. Muitas adições foram feitas às regras do Muay Thai. Passou a ser proibido acertar as Partes íntimas já que essa técnica tornou-se impopular por ser considerada como um golpe que denegria a arte do Boxe Tailandês.
O Muay Thai continua sendo uma forma de arte nacional. Se todos os grupos concordarem em ajudar a levantar e conservar esta forma de arte marcial, e passa-la através de gerações, ela continuará sendo uma posse valiosa da nação da Tailândia.